PLANO DE AULA
Professor:
Residente:
Luiza Deves Alves
Ano:
7º ano
Turma:
Unidade
Temática: Brincadeiras e Jogos
Materiais
utilizados: Xerox disponibilizado pelo professor, fita crepe e corda.
Objetivos
da aula: Estimular a aprendizagem de um jogo eletrônico através dos aspectos
físicos, cognitivos e motores;
Ampliar o repertório motor dos alunos.
CANDY
CRUSH
Candy
Crush é um
jogo de raciocínio onde é preciso realizar os objetivos das partidas combinado
três ou mais doces de mesma cor para eliminá-los do cenário e marcar pontos. Ao
longo dos inúmeros estágios, os jogadores enfrentarão três tipos de objetivos
nas fases: eliminar espaços com gelatina, reunir na base do tabuleiro certos
ingredientes e cumprir tarefas antes que o tempo acabe. Se você tiver
acesso à internet, pode procurar mais informações sobre o jogo no link: https://www.youtube.com/watch?v=Msz94EnUcy8
Atividade
1: Monte um pequeno tabuleiro no chão da sua casa, pode ser feito com fita
crepe, com cordas ou objetos. Um quadrado de 4 x 4. Em seguida pinte as balas,
cada tipo de bala deverá ter uma cor específica. Exemplo: todas as balas que
possuem a embalagem com bolinhas deverão ter a mesma cor ou as mesmas cores
para ser mais fácil de identificá-las.
Tabuleiro
4 x 4:
Doces
para colorir:
Atividade
2: Você deverá colocar de forma aleatória no tabuleiro as balas, se você
estiver com alguém pode pedir para essa pessoa embaralhar para você. Após, irá
organizar as balinhas de forma que elas se posicionem na sequência de três
balas iguais para você marcar assim, um ponto. Lembre-se você só pode mexer uma
balinha por vez e trocar de lugar apenas as balinhas que estão do lado a lado,
não pode pular ou trocar na diagonal por exemplo.
Variação
1: Fique a uma distância de 5 metros mais ou menos do seu tabuleiro. Caso sua
casa não tenha espaço, faça o melhor que conseguir. Pegue uma corda e vá
pulando até chegar no tabuleiro para mexer as duas peças, em seguida volte para
o início do trajeto. Como segunda variação você deverá ir pulando com um pé só
até chegar no tabuleiro, vá com um pé e volte com o outro. O terceiro movimento
deverá ser o agacha com salto, realize o agachamento e em seguida dê um pequeno
salto. Caso você não tenha concluído todo o tabuleiro realizando esses comandos
pode repetir todos, até que consiga finalizar e organizar todas as peças.
Variação
2: Deixe as peças viradas para baixo, assim você também poderá estimular a
memória e a atividade ficará mais difícil e divertida.
Link
do vídeo com a explicação da atividade: https://www.youtube.com/watch?v=m-dO_uJTlmA&list=PLCZP1ddvFUL2ntoONuQi_YzBhuwBv29l0&index=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário