segunda-feira, 5 de abril de 2021

Plano de Aula 2

 PLANO DE AULA


Professor:

Residente: Luiza Deves Alves

Ano: 7º ano                                                                                                        Turma:

 

Unidade Temática: Brincadeiras e Jogos

Materiais utilizados: Xerox disponibilizado pelo professor, fita crepe e corda.

Objetivos da aula: Estimular a aprendizagem de um jogo eletrônico através dos aspectos físicos, cognitivos e motores;

Ampliar o repertório motor dos alunos.

CANDY CRUSH 

Candy Crush é um jogo de raciocínio onde é preciso realizar os objetivos das partidas combinado três ou mais doces de mesma cor para eliminá-los do cenário e marcar pontos. Ao longo dos inúmeros estágios, os jogadores enfrentarão três tipos de objetivos nas fases: eliminar espaços com gelatina, reunir na base do tabuleiro certos ingredientes e cumprir tarefas antes que o tempo acabe. Se você tiver acesso à internet, pode procurar mais informações sobre o jogo no link: https://www.youtube.com/watch?v=Msz94EnUcy8

Atividade 1: Monte um pequeno tabuleiro no chão da sua casa, pode ser feito com fita crepe, com cordas ou objetos. Um quadrado de 4 x 4. Em seguida pinte as balas, cada tipo de bala deverá ter uma cor específica. Exemplo: todas as balas que possuem a embalagem com bolinhas deverão ter a mesma cor ou as mesmas cores para ser mais fácil de identificá-las.

Tabuleiro 4 x 4:


Doces para colorir:

 

Atividade 2: Você deverá colocar de forma aleatória no tabuleiro as balas, se você estiver com alguém pode pedir para essa pessoa embaralhar para você. Após, irá organizar as balinhas de forma que elas se posicionem na sequência de três balas iguais para você marcar assim, um ponto. Lembre-se você só pode mexer uma balinha por vez e trocar de lugar apenas as balinhas que estão do lado a lado, não pode pular ou trocar na diagonal por exemplo.

Variação 1: Fique a uma distância de 5 metros mais ou menos do seu tabuleiro. Caso sua casa não tenha espaço, faça o melhor que conseguir. Pegue uma corda e vá pulando até chegar no tabuleiro para mexer as duas peças, em seguida volte para o início do trajeto. Como segunda variação você deverá ir pulando com um pé só até chegar no tabuleiro, vá com um pé e volte com o outro. O terceiro movimento deverá ser o agacha com salto, realize o agachamento e em seguida dê um pequeno salto. Caso você não tenha concluído todo o tabuleiro realizando esses comandos pode repetir todos, até que consiga finalizar e organizar todas as peças.

Variação 2: Deixe as peças viradas para baixo, assim você também poderá estimular a memória e a atividade ficará mais difícil e divertida.

Link do vídeo com a explicação da atividade: https://www.youtube.com/watch?v=m-dO_uJTlmA&list=PLCZP1ddvFUL2ntoONuQi_YzBhuwBv29l0&index=2

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