ESTUDOS SOBRE A BNCC
ETAPA DE ENSINO: FUNDAMENTAL II
UNIDADES TEMÁTICAS: DANÇAS E BRINCADEIRAS E JOGOS
DANÇAS
Nível de ensino |
Unidade temática |
Objeto do conhecimento |
Conteúdos compreendidos nesses conteúdos |
Habilidades da BNCC |
Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo
específico dentro de uma habilidade |
6º e 7º anos |
Danças |
1.
Danças urbanas |
Ritmo Coordenação Equilíbrio |
(EF67EF11) Experimentar e fruir danças urbanas,
identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos). (EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender
elementos constitutivos das danças urbanas. (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais
manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados
atribuídos a eles por diferentes grupos sociais. |
Conteúdo: Dança de rua Objetivo da aula: Praticar os movimentos da dança, de forma coletiva e individual. Início: Primeiramente inicia a aula com a dança da laranja, que trabalha a
coletividade e a descontração. Desenvolvimento da aula: Depois começa os movimentos
específicos da dança de rua. Momento final: roda de conversa com feedback dos alunos. |
Nível de ensino |
Unidade temática |
Objeto do conhecimento |
Conteúdos compreendidos nesses conteúdos |
Habilidades da BNCC |
Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo
específico dentro de uma habilidade |
8º e 9º anos |
Danças |
2.
Danças de salão |
Ritmo Coordenação Equilíbrio |
(EF89EF12) Experimentar e fruir danças de salão,
valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. (EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos
constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão. (EF89EF14) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e
demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação. (EF89EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas)
das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de
origem. |
Conteúdo: Dança gaúcha Objetivo da aula: Praticar os movimentos da dança, de forma coletiva e individual. Início: Primeiramente inicia a aula com a dança da cadeira , que trabalha a
interação entre colegas. Será sorteado ritmos das danças de salão gaúcha para
os alunos apresentarem. Desenvolvimento da aula: apresentação dos ritmos e baile
variando estilos de ritmo. Momento final: roda de conversa com feedback dos alunos. |
BRINCADEIRAS E JOGOS
Nível de ensino |
Unidade temática |
Objeto do conhecimento |
Conteúdos compreendidos nesses conteúdos |
Habilidades da BNCC |
Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo
específico dentro de uma habilidade |
6º e 7º anos |
Brincadeiras e
Jogos |
Jogos Eletrônicos |
Jogos de Sobrevivência, de Ação, de Aventura, de Corrida, de Estratégia, de RPG, de Esportes, jogos on-line, de Simulação entre outros. |
(EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos
diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a
eles por diferentes grupos sociais e etários. (EF67EF02) Identificar
as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos
avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por
esses diferentes tipos de jogos. |
Conteúdo: Jogos de Sobrevivência Objetivo da aula: Experimentar e fruir um jogo eletrônico de sobrevivência através de
uma aula prática de Educação Física. Momento inicial: Roda de conversa sobre os jogos eletrônicos,
questionamento sobre os jogos que os alunos praticam e qual gostam mais. Em
seguida, o professor irá falar sobre o jogo Minecraft e mostrará um vídeo com
os principais conceitos e objetivos do mesmo. Desenvolvimento da aula: Exploração dos legos. Momento final: Nos minutos finais da aula, o professor irá
explicar a dinâmica da próxima aula, mostrando as regras e os objetivos da
brincadeira, que será a construção de uma cidade Minecraft. O professor
também irá questionar os alunos sobre o que acharam da atividade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário