segunda-feira, 5 de abril de 2021

ESTUDOS BNCC - FUNDAMENTAL II

 

ESTUDOS SOBRE A BNCC

ETAPA DE ENSINO: FUNDAMENTAL II

UNIDADES TEMÁTICAS: DANÇAS E BRINCADEIRAS E JOGOS

 

DANÇAS

 

Nível de ensino

Unidade temática

Objeto do conhecimento

Conteúdos compreendidos nesses conteúdos

Habilidades da BNCC

Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade


6º e 7º anos

Danças

1.      Danças urbanas

Ritmo

Coordenação

Equilíbrio

(EF67EF11) Experimentar e fruir danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).

(EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.

(EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

Conteúdo: Dança de rua

 

Objetivo da aula:

Praticar os movimentos da dança, de forma coletiva e individual.

 

Início: Primeiramente inicia a aula com a dança da laranja, que trabalha a coletividade e a descontração.

 

Desenvolvimento da aula: Depois começa os movimentos específicos da dança de rua.

 

Momento final: roda de conversa com feedback dos alunos.

 

Nível de ensino

Unidade temática

Objeto do conhecimento

Conteúdos compreendidos nesses conteúdos

Habilidades da BNCC

Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

8º e 9º anos

Danças

2.                  Danças de salão

Ritmo

Coordenação

Equilíbrio

(EF89EF12) Experimentar e fruir danças de salão, valorizando a diversidade cultural e

respeitando a tradição dessas culturas.

(EF89EF13) 

Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

(EF89EF14) 

Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

(EF89EF15) 

Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

Conteúdo: Dança gaúcha

 

Objetivo da aula:

Praticar os movimentos da dança, de forma coletiva e individual.

 

Início: Primeiramente inicia a aula com a dança da cadeira , que trabalha a interação entre colegas. Será sorteado ritmos das danças de salão gaúcha para os alunos apresentarem.

 

Desenvolvimento da aula: apresentação dos ritmos e baile variando estilos de ritmo.

 

Momento final: roda de conversa com feedback dos alunos.


BRINCADEIRAS E JOGOS

Nível de ensino

Unidade temática

Objeto do conhecimento

Conteúdos compreendidos nesses conteúdos

Habilidades da BNCC

Exemplo de uma atividade para trabalhar um conteúdo com objetivo específico dentro de uma habilidade

6º e 7º anos

Brincadeiras e Jogos

Jogos Eletrônicos

Jogos de Sobrevivência, de Ação, de Aventura, de Corrida, de Estratégia, de RPG,  de Esportes, jogos on-line, de Simulação entre outros.

(EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários. (EF67EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Conteúdo: Jogos de Sobrevivência 

 

Objetivo da aula: 

Experimentar e fruir um jogo eletrônico de sobrevivência através de uma aula prática de Educação Física.

 

Momento inicial: Roda de conversa sobre os jogos eletrônicos, questionamento sobre os jogos que os alunos praticam e qual gostam mais. Em seguida, o professor irá falar sobre o jogo Minecraft e mostrará um vídeo com os principais conceitos e objetivos do mesmo.

 

Desenvolvimento da aula: Exploração dos legos.

 

Momento final: Nos minutos finais da aula, o professor irá explicar a dinâmica da próxima aula, mostrando as regras e os objetivos da brincadeira, que será a construção de uma cidade Minecraft. O professor também irá questionar os alunos sobre o que acharam da atividade. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE   Sumário   1.        Resumo                                                                     ...